![]() |
| Foto Ilustração - Foto Site JM1 |
A atuação estratégica da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 11ª Região da Polícia Militar (11ª RPM), tem apresentado resultados concretos no combate à criminalidade no Norte de Minas. A Região, com sede em Montes Claros, é responsável pelo policiamento de 77 municípios e registrou reduções expressivas nos índices criminais entre 2024 e 2025.
📊 Dados consolidados da Base Integrada de Segurança Pública (BISP) apontam que as mortes violentas tiveram queda de 1% no período analisado. Já os crimes violentos contra pessoas apresentaram uma redução ainda mais significativa, com diminuição de 42%, representando 114 vítimas a menos. Nos crimes violentos contra o patrimônio, a redução foi de 29%, com 220 ocorrências a menos.
🚔 Além da diminuição dos crimes, a Polícia Militar também obteve resultados expressivos na repressão qualificada, com a realização de 54 prisões relacionadas a homicídios, 88 prisões por crimes violentos contra pessoas e 179 prisões por crimes contra o patrimônio.
🔫 No enfrentamento direto à criminalidade, a 11ª RPM também retirou 860 armas de fogo de circulação, além de efetuar 1.172 prisões por furtos, reforçando o trabalho preventivo e ostensivo em toda a região.
👮♂️ Segundo a corporação, os números refletem o compromisso diário dos militares, aliados a ações preventivas, policiamento ostensivo e integração entre as Unidades Operacionais, o que tem contribuído para aumento da sensação de segurança e fortalecimento da paz social no Norte de Minas.
📍 A 11ª RPM é composta pelo 10º BPM, 50º BPM e 11ª Companhia PM Independente de Policiamento Especializado, em Montes Claros; 30º BPM, em Januária; 51º BPM, em Janaúba; 2ª Companhia PM Independente, em Taiobeiras; e 13ª Companhia PM Independente, em São Francisco.
