A solenidade simbolizou o reconhecimento institucional àqueles que, ao longo de um ano, dedicaram-se às atividades militares, cumprindo com responsabilidade e compromisso seu dever cívico junto à Pátria. Durante a formatura, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, seguida do desfile dos militares licenciados, que prestaram continência pela última vez ao Comandante do Batalhão.
O ato final foi marcado pela saída simbólica pelo Portão das Armas, tradicional rito militar que representa a conclusão da trajetória na ativa e a transição para a vida civil, sob o simbolismo da Sentinela do Sertão Mineiro.
O serviço militar é reconhecido como um momento ímpar na vida do jovem brasileiro, contribuindo para a formação do caráter, do senso de responsabilidade e da cidadania. A vivência na caserna proporciona aprendizados que ultrapassam o campo militar, refletindo positivamente na vida pessoal, profissional e social dos soldados que passaram pelo 55º Batalhão de Infantaria.
Ao final da solenidade, o Batalhão desejou aos reservistas sucesso na nova etapa que se inicia, certos de que levarão consigo os valores de disciplina, hierarquia, respeito e espírito de corpo adquiridos durante o período de incorporação.
%20-%20No%20dia%2023%20de%20janeiro%20de%202026,%20o%2055%20(2).jpg)